quinta-feira, novembro 09, 2006

A HISTÓRIA, OU AS PALAVRAS


Ensinavam-me e eu aprendia:
"O homo faber;o homo sapiens;o homem é um animal racional; os homens descobriram o fogo; os homens da pré-história; o homem é um animal religioso; os patriarcas; deus é pai; os faraós; o homem é um animal social; os filósofos gregos; os imperadores romanos; as eternas aspirações do homem; os guerreiros; os cavaleiros; os soldados; os marinheiros; os descobridores; os aventureiros; o homem da renascença; o homem tem sede de conhecimento; os físicos; os matemáticos; os homens lutam pela sua liberdade; os homens fazem o progresso técnico; os homens do governo; a declaração dos direitos do homem; os homens da imprensa; os homens lutam pelo poder; a exploração do homem pelo homem; milhões de homens morreram na guerra; os homens de boa vontade; a arte é uma necessidade do homem; o homem face à naturesa..."

Um dia perguntei:
-ONDE ESTÃO AS MULHERES?

Esplicaram-me primeiro que as mulheres têm ficado quase sempre em casa, fazendo filhos e tricot; explicaram-me depois, com a grande paciência com que sempre fui tratada, que, quando se dizia homem, as palavras deviam ser vistas com maiúsculas, Homem, e se pretendia com isso significar "ser humano", e todas as importantes coisas com ele relacionadas.
-Mas porque ficaram as mulheres em casa? E porque desaparecem elas nesa sombra linguística?- perguntei várias vezes, sem que me dessem resposta.

Noutro dia, ou mais precisamente, numa tarde de sol da minha adolescência meditativa, es crevi um poema:
"Eu quereria conquistar palavras..."
Seguiam-se os vários fins e peopósitos que eu destinava às palavras que eventualmente conquistasse.
Só muito mais tarde me apareceu a estranheza da forma condicional do poema. Não me passara pela cabeça diser "eu quero...". Tão longínquas me pareciam as possibilidades de acção de escolha que eu remetia a minha vontade para a expressão de um desvaneio.
Crescida, adulta, meu filho, pequeno, perguntou-me:
-Mãe, é verdade que são os homens que fazem tudo?
A História está nos livros; mas a história das mulheres é só decifrável ao longo de cada vida.

Maria Isabel Barreno,O Espaço do silêncio, 1.ª ed., Moraes Ed., 1979

3 comentários:

Anônimo disse...

hum... nao gosto so por uma coisa... faz-me lembrar do teste de portugues xD

tirando esse pormenor o texto até ta porreirinho

Anônimo disse...

viva o homem =P,brinkari... mas uma coisa temos k admitir: a mulher dsd k s emancipou ker ser sp + k o homem... pois, e os direitos iguais?

ruimeca disse...

Um texto que dá que pensar , o mundo não é só feito de homens , parabns pelo bonito texto